NOTÍCIA

 

Princesa Isabel - PB, sexta-feira, 31 de março de 2006

 

"Mandioca na Merenda Escolar"

EMATER elabora projeto “Mandioca na Merenda Escolar”, que será implantado em escolas de Princesa Isabel. Recentemente foi realizado um curso de capacitação sobre plantio de mandioca para técnicos e produtores dos municípios de Princesa Isabel, Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Juru, Água Branca e Teixeira. Mais detalhes, seguem abaixo.

 

EM PROFUNDIDADE

Emater elabora projeto “Mandioca na Merenda Escolar”
 

A Prefeitura Municipal de Princesa Isabel através da sua Secretaria de Educação planeja adquirir sub produtos da mandioca para inclui-los na merenda escolar do município. Os produtores rurais das comunidades envolvidas com o processo produtivo da mandioca naquele município estiveram reunidos com técnicos da Emater, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste discutindo a comercialização dos produtos derivados da mandioca que poderão ser incluídos na alimentação dos estudantes de Princesa. 
               
Coube a Emater a elaboração do projeto “Mandioca na Merenda Escolar”, que visa a incorporação do produto na merenda dos estudantes no mínimo um dia por semana. O projeto é de suma importância para os produtores rurais envolvidos com a cultura da mandioca, pois permitirá o aumento de suas rendas e a geração de trabalho nas comunidades de Lagoa de São João, Cedro, Moça Branca, Lagoa da Cruz em Princesa Isabel, que são habitadas por 219 famílias devidamente cadastradas pela Emater.
              
Segundo a coordenadora regional da Emater, Tereza Cristina de Carvalho, autora do projeto, entre as famílias cadastradas existem pequenos grupos de produção familiar que transformam raízes de mandioca em farinha, goma, massa fubá, beijus, sequilhos, tapiocas, bolos e outros produtos derivados da mandioca que são disponibilizados ao público consumidor.
              
Diante do contexto social, econômico e cultural das comunidades que integram o projeto, as famílias envolvidas desejam aumentar suas rendas disponibilizando os produtos para as escolas da rede municipal e ou estadual. Enfatizou ainda que as famílias estão sendo trabalhadas pela Emater para fornecimento sistemático dos produtos e subprodutos derivados da mandioca e da macaxeira que deverão fazer parte do cardápio da merenda escolar na região polarizada por Princesa Isabel.

(Portal do Governo da Paraíba, 27/03/06, às 17:00)

Emater capacita técnicos sobre plantio de mandioca
 

O governo do Estado, por intermédio da Emater/PB, tem investido na capacitação de técnicos e produtores rurais quanto à cultura da mandioca em Princesa Isabel. O objetivo é impulsionar ainda mais o cultivo da cultura já que se trata de uma das principais fontes de renda da região.

Recentemente foi realizado um curso de capacitação sobre plantio de mandioca para técnicos e produtores dos municípios de Princesa Isabel, Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Juru, água Branca e Teixeira. Para demonstrar aos participantes resultados mais lucrativos com a cultura, durante o evento foi instalada uma unidade demonstrativa de mandioca consorciada com feijão em fileiras duplas.

A capacitação, segundo os organizadores, aconteceu de forma modulada, discutindo todo o processo produtivo da cultura, para que técnicos e produtores acompanhassem in loco todas as etapas. Na oportunidade, foi demonstrado também às comunidades produtoras, que com assistência técnica e tecnologias adaptáveis é possível se obter melhoria de produção e produtividade, garantindo ao agricultor um considerável aumento de renda e, conseqüentemente, melhoria na sua qualidade de vida.

O curso, uma realização da coordenadoria regional da Emater de Princesa Isabel, à frente a técnica Teresa Cristina de Carvalho, foi ministrado pelos técnicos Genival Soares da Silva e Edson Cavalcante Matias, da Emater e Emepa, respectivamente. Participaram ainda os agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste da agência de Patos Josué e Maria José, dando total apoio ao evento.

(Portal do Governo da Paraíba, 24/03/06, às 11:00)

VOLTAR


© 1997-2006 Princesapb web! Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mardson Medeiros