PRINCESAPB.COM

MAPAS

BIBLIOGRAFIA PLUVIOMETRIA ARQUIVO CONTATO

VIDEOTECA

RUAS PRINCESA

FOTOS SATÉLITE DADOS IBGE VISTAS MURAL

NOTÍCIA

 

Princesa Isabel - PB, sexta-feira, 10 de agosto de 2007

 

Princesa continua fora do mapa da educação superior

Até agora, a recente expansão do ensino superior no Brasil não contemplou o município de Princesa Isabel.

Na Paraíba, considerando as instituições federais e a estadual, já existem campi em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras (57 mil hab.), Catolé do Rocha (28 mil hab.), Lagoa Seca (26 mil hab.), Areia (25 mil hab.), Bananeiras (21 mil hab.), Sumé (15 mil hab.), Monteiro (28 mil hab.), Pombal (33 mil hab.) e Cuité (19 mil habitantes). Está previsto para 2008 a instalação de um campus da UFCG em Itaporanga (22 mil hab.) e a promessa da UEPB para Sousa.

O município de Cuité, por exemplo, foi um dos primeiros a se mobilizar para integrar-se ao novo Plano de Expansão Institucional da Universidade Federal de Campina Grande. A Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Paróquia Local, o Sindicato de Trabalhadores Rurais e representantes da sociedade civil formaram uma comissão provisória para apoiar a implementação.

Uma posterior movimentação do município de Picuí abriu a discussão sobre qual das duas cidades deveria sediar o campus e, diante disso, a comissão formada durante o encontro com o reitor em Cuité, no dia 07 de maio de 2005, juntamente com uma equipe de professores da UFCG (provenientes do Curimataú e Seridó) procuraram traçar algumas justificativas sobre a importância do município de Cuité como sede para o projeto de expansão da UFCG. A comissão traçou metas de mobilização em encontros com prefeitos e secretários de educação de todos os municípios da região, inclusive, com assinaturas de apoio e troca de dados.

Posteriormente, para consolidar a sede da UFCG em Cuité, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Paróquia e a rádio local desencadearam uma campanha de mobilização local, que se desenvolveu com reuniões com as populações de vários municípios, com o slogan de mídia: "Todo Mundo Quer a Universidade em Cuité" que redundou em um abaixo-assinado com mais de 15.000 assinaturas.

Durante o mês de maio de 2005, também foram realizadas reuniões nos municípios de Cajazeiras e Sousa para a discussão da criação de novos cursos, bem como no município de Pombal.

A principal conseqüência do processo de construção compartilhada do Plano de Expansão, além, evidentemente, do fomento à interação entre a universidade e a sociedade, foi o compartilhamento de responsabilidades para a consecução das metas de expansão: nos três municípios onde as discussões com a UFCG estiveram mais avançadas, houve compromissos firmados quanto à sessão de infra-estrutura para a instalação dos campi. Em Sumé e Cuité, as Câmaras Municipais aprovaram leis cedendo as instalações das Escolas Agrotécnicas em comodato à universidade e, em Pombal, a diocese encaminhou carta de intenções se comprometendo a fazer o mesmo com as instalações do Colégio Josué Bezerra e do Educandário Nossa Senhora de Fátima. No caso de Itaporanga, onde o processo de articulação ainda não avançou muito, há indicações sobre o mesmo procedimento quanto às instalações do Colégio Padre Diniz, da Fazenda Veludo e da Estação de Piscicultura Luís Loureiro.

Para Princesa, a expectativa é a instalação de uma Escola Técnica Federal, ainda sem previsão para início das atividades. Seguindo o modelo das outras cidades que receberam as instituições de ensino superior, observa-se a grande importância de forte mobilização das autoridades e da população local para concretização do projeto. De braços cruzados nada se consegue.

(Mardson Medeiros)

 

FIQUE POR DENTRO

Para mais informações sobre o Planex da UFCG, visite http://www.ufcg.edu.br/~spe/pnovoscampi.htm.

VOLTAR

PRINCESAPB.COM

MAPAS

BIBLIOGRAFIA PLUVIOMETRIA ARQUIVO CONTATO

VIDEOTECA

RUAS PRINCESA

FOTOS SATÉLITE DADOS IBGE VISTAS MURAL

© 1997-2007 Princesapb.com - Todos os direitos reservados