PRINCESAPB.COM

MAPAS

BIBLIOGRAFIA PLUVIOMETRIA ARQUIVO CONTATO

VIDEOTECA

RUAS PRINCESA

FOTOS SATÉLITE DADOS IBGE VISTAS MURAL

NOTÍCIA

 

Princesa Isabel - PB, domingo, 14 de outubro de 2007

 

Novas condutas para HPV

Entre os dias 26 e 30 de setembro, aconteceu o 14º Congresso Brasileiro de Genitoscopia no Bahia Othon Palace Hotel, Salvador - BA. O evento discutiu o que há de mais moderno sobre as patologias do trato genital.

O Microfone Aberto, programa da Rádio Princesa Isabel, abordou o tema no dia 7 de outubro com a participação do Dr. Gilson Melquíades de Medeiros, que esteve no congresso.

Primeiramente, o apresentador José Duarte indagou sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis de maneira geral, prestando serviço de utilidade pública para população. Em um segundo momento, deu-se ênfase ao Papilomavírus Humano (HPV), causador do famoso condiloma acuminado/crista de galo e de certa forma relacionado ao câncer do colo de útero, ânus, vulva/vagina, pênis e, em menor extensão, da boca e orofaringe.

Em 2002, a taxa de mortalidade foi superior a 50% e quase meio milhão de novos casos de câncer do colo do útero invasivo foram diagnosticados no mundo. Naquele ano, este tipo de neoplasia foi responsável por 1,7% de todos os casos de câncer nos países desenvolvidos e 7,0% do total nos países em desenvolvimento, em muitos dos quais ele continua sendo a principal causa de morte por câncer em mulheres.


Entrevista no programa Microfone Aberto

A alta mortalidade forçou os grandes centros a pesquisarem novas condutas no diagnóstico, tratamento e prevenção desta doença. O HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual e se instala na região genital de homens e mulheres. Dos mais de 100 tipos de HPV identificados, de 15 a 20 causam lesões que, se não forem tratadas precocemente, podem se transformar em câncer. Os outros tipos produzem apenas verrugas comuns e inofensivas no corpo. No início, a infecção pelo HPV pode se manifestar, na mulher, com os seguintes sintomas: uma leve coceira, corrimento ou dor durante a relação sexual. Porém, o mais comum é que nenhuma alteração seja percebida inicialmente (a mulher/homem não sente nada!).

A maioria das pessoas infectadas pelo HPV não desenvolve o câncer, mas praticamente todas as mulheres que desenvolvem neoplasia no colo do útero estão com o vírus. Felizmente, quando detectadas no estágio inicial, as doenças causadas pelo HPV são tratadas com sucesso em 90% dos casos.

Para descobrir se o paciente está com HPV, o médico pode utilizar alguns dos seguintes recursos:

  • Exame clínico;

  • Papanicolaou: não detecta o vírus, mas alterações que podem ser causadas por ele nas células;

  • Colposcopia: um aparelho amplia a visão em cerca de 20 vezes (ou mais) à procura de lesões imperceptíveis ao olho desarmado. Nesta técnica, usam-se corantes especiais como o ácido acético a 5% e o azul de toluidina;

  • Biópsia dirigida: é a retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise anátomo-patológica, guiada pelo colposcópio, geralmente à procura de neoplasia;

  • DNA-CITOLIQ®: é a evolução do Papanicolaou. Avançada tecnologia que diminui o número de resultados falsamente negativos e de material inadequado para a análise do laboratório;

  • CAPTURA HÍBRIDA: a mais moderna forma de fazer o diagnóstico do HPV. Consegue identificar a presença do vírus antes mesmo de o paciente apresentar qualquer sintoma. É o único exame capaz de dizer se o HPV realmente existe ou não, os demais apenas "sugerem".

No tratamento e prevenção, respectivamente, o que há de mais moderno são a Cirurgia de Alta Freqüência (CAF) e a Vacina Quadrivalente Recombinante Contra o HPV (tipos 6, 11, 16 e 18).

Até o mês passado, Princesa Isabel não possuía nenhum aparelho para realizar a CAF. Durante a entrevista na rádio, o Dr. Gilson informou que trouxe a novidade para o município, mostrando, mais uma vez, que está antenado nas novidades do meio médico.

 

MAIS...

     

 

José Duarte, Dr. Gilson e Roberval Pereira na Rádio Princesa  

Colposcópio

     
 


Parte do kit bisturi de alta freqüência

 

 

 


Aspirador: mais um equipamento do kit CAF

 


Kit CAF: alças de LEEP

     

   

Mesa ginecológica automatizada

   


 TRECHOS DA ENTREVISTA
O "Microfone Aberto" durou 1 hora e 26 minutos e abordou DSTs
No vídeo abaixo, de 11 minutos, ressalta-se o tema HPV

 

Imprimir
   
 

VOLTAR

PRINCESAPB.COM

MAPAS

BIBLIOGRAFIA PLUVIOMETRIA ARQUIVO CONTATO

VIDEOTECA

RUAS PRINCESA

FOTOS SATÉLITE DADOS IBGE VISTAS MURAL

© 1997-2007 Princesapb.com - Todos os direitos reservados