NOTÍCIA

 

João Pessoa - PB, sábado, 29 de janeiro de 2005

 

O cinema no vestibular

Na segunda etapa do PS 2005, da Universidade Federal de Campina Grande, abordou-se, em uma das questões da prova de História, o filme "Paraíba, mulher macho" de Tizuka Yamazaki.

Tendo como enredo a vida de Anaíde Beiriz ao lado do advogado João Dantas, o filme está totalmente envolvido com os acontecimentos de 1930 na Paraíba. A Revolta de Princesa, apesar de relegada a segundo plano, aparece na produção cinematográfica.

A questão da UFCG enfoca a relação da mulher com a sociedade, representada na trama pela protagonista feminina.

(Mardson Medeiros)

 

EM PROFUNDIDADE

 

(UFCG-2005) A cineasta Tizuka Yamazaki no filme "Paraíba, mulher macho" faz uma leitura bastante diferente de um episódio da história recente do Brasil e da Paraíba, o movimento ou Revolução de 1930. No filme ela deixa de lado personagens consagrados pela maioria dos livros didáticos e de História e coloca como protagonista uma mulher que estava à frente do seu tempo, Anaíde Beiriz.

Com base no enunciado, podemos afirmar que:

I - A cineasta reproduz uma concepção tradicional de história ao colocar como centro da trama duas grandes personagens, Anaíde Beiriz e João Pessoa.

II - Diferente dos livros didáticos de história, Tizuka Yamazaki faz uma releitura do movimento de 1930 na história da Paraíba e do Brasil, colocando como centro da trama Anaíde Beiriz.

III - No filme, Anaíde Beiriz é apresentada como uma personagem que contesta os valores dominantes à época, mas que aceita e se conforma com sua condição de submissa na sociedade.

IV - O filme reflete mudanças ocorridas no papel da mulher na sociedade brasileira no século XX e a sua luta em busca de um novo lugar na sociedade.

V - O filme é uma leitura machista da sociedade paraibana e brasileira e reforça a idéia de que as mulheres são inferiores aos homens.

São corretas as afirmativas:

a) II e IV
b) I, II e III
c) I, II e V
d) III, IV e V
e) I, III e V

Gabarito: alternativa "a".

Para saber mais detalhes sobre o filme, leia artigo de 29 de março de 2004, publicado no "Princesapb web!".

 

VOLTAR

Princesapb web! Princesa (PB) na internet!
www.princesapb.hpg.com.br ou princesapb.sites.uol.com.br