NOTÍCIA

 

João Pessoa - PB, quinta-feira, 14 de abril de 2005

 

Parceria entre pequeno produtor e fomentadores promete lograr êxito

O povoado de Lagoa de São João, no município de Princesa Isabel, há algum tempo vem se destacando no cultivo da mandioca. Cerca de 300 famílias sobrevivem da comercialização deste tubérculo, principalmente sob a forma de farinha, tapioca, beiju e goma.

No ano passado, o SEBRAE, em conjunto com a EMATER-PB e os poderes públicos municipal e estadual, promoveu a II Festa da Mandioca de Lagoa de São João, cujo intento foi destacar o potencial agrícola da região.

Nesta semana, o jornal "Correio da Paraíba" publicou duas matérias em que se revela sutilmente o suporte logístico que vem sendo dado pelo SEBRAE e pela EMATER-PB - além de outras entidades - ao pequeno produtor. O incentivo tem a finalidade de promover o desenvolvimento agrícola sustentável tanto de Princesa Isabel como de parte da Serra do Teixeira e abre boas perspectivas de expansão para o setor, principalmente se a meteorologia ajudar com previsões de chuvas abundantes, ratificadas pela natureza.

(Mardson Medeiros)

 

EM PROFUNDIDADE

As matérias a seguir foram veiculadas no jornal "Correio da Paraíba" do dia 11 de abril de 2005.

 

Mandioca gera renda para cerca de 300 famílias em Princesa Isabel

Cerca de 300 famílias sobrevivem diretamente do cultivo da mandioca, na forma de farinha, tapioca, beijus e gomas. Segundo dados do Sebrae-PB, ao todo são 500 hectares destinados a produção desta cultura, onde cada família produz em média 20 mandiocas por hectares.  

A cultura representa fonte de renda para diversas famílias brasileiras, por meio do comércio dos seus derivados. O Sebrae desenvolve em parceria com a Emater, Secretaria Desenvolvimento da Produção, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Prefeitura de Princesa Isabel, o Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca. A ação foi iniciada no ano passado e já traz resultados positivos quanto a organização e a profissionalização dos produtores.

De acordo com o técnico do Sebrae em Patos, Leonardo Carolino, o objetivo do projeto é gerar ocupação e renda de uma forma competitiva e sustentável através da cadeia produtiva da mandioca. Ele lembrou que os parceiros estão realizando visitas técnicas, capacitação em cooperativismo e associativismo, além de um diagnóstico regional que deve ser publicado ainda este mês.

A mandioca ou macaxeira tem extrema importância na economia rural, devido ao fácil cultivo, à grande resistência a doenças e à riqueza nutritiva, com a presença de vitaminas do complexo B.

(Jornal "Correio da Paraíba", 11 de abril de 2005)

 

Seminário busca valorização da agricultura na Serra do Teixeira

Lideranças políticas e comunitárias de 11 municípios da Serra do Teixeira estarão reunidos com representantes do Sebrae, Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Econônico do Estado nesta terça-feira (12 de abril), em Princesa Isabel, durante a realização do III Seminário Regional de Valorização da Agricultura da Serra do Teixeira.

O seminário pretende fortalecer as parcerias entre as lideranças políticas e comunitárias para facilitar a condução das ações dos projetos de desenvolvimento sustentável da região. Em praticamente todos os municípios da Serra do Teixeira é desenvolvida a agricultura de subsistência nas culturas do sisal, caprinocultura leiteira, mandioca, mamona e fruticultura. 

 A programação do seminário será aberta, às 8h 30min, em seguida o superintendente do Sebrae - PB, Carlos Batinga, profere palestra sobre Pacto de Cooperação: Uma ferramenta para o desenvolvimento. Ainda pela manhã acontecem as palestras sobre A valorização da Agricultura (Ênio Silva Lucena / Emater) e A importância dos Conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável (Ibérica Virgínia Gondim/ Emater).

No período da tarde haverá apresentação das ações desenvolvidas na região pela Emater-PB, Sebrae-PB, Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Também serão apresentados os planos de ação para o setor da agricultura das prefeituras de Água Branca, Cacimbas, Desterro, Imaculada, Juru, Manaíra, Maturéia, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares e Teixeira.

(Jornal "Correio da Paraíba", 11 de abril de 2005)

NOTÍCIA CORRELATA

- II Festa da Mandioca (22/10/04)
Evento acontecerá neste final de semana em Lagoa de São João, município de Princesa Isabel - PB.

 

VOLTAR

Princesapb web! Princesa (PB) na internet!
www.princesapb.hpg.com.br ou princesapb.sites.uol.com.br