NOTÍCIA

 

Princesa Isabel - PB, domingo, 28 de agosto de 2005

 

Dia de Campo sobre apicultura

A notícia abaixo foi veiculada no portal da EMATER - PB.

(Mardson Medeiros)

 

EM PROFUNDIDADE

PRODUTORES RURAIS PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO SOBRE APICULTURA EM PRINCESA ISABEL

Mais de 300 produtores rurais participaram de um DIA DE CAMPO na cidade, sobre APICULTURA, realizado no centro de Princesa Isabel-PB, neste último sábado, dia 23 do corrente. Também estiveram presente ao evento produtores e autoridades dos municípios de Maturéia, Água Branca, Tavares, São José de Princesa e Manaíra, todos que já criam abelhas e outros com pretensões à criarem.

Durante o evento, os participantes tiveram orientações precisa sobre: a importância da APICULTURA nos aspectos social, econômico, ambiental, saúde e organizacional; Viram também quem pode e onde criar abelhas; Quanto custa uma criação de abelhas – orçamento e projeção de rendas, bem como, conheceram os equipamentos básicos e necessários para a criação de abelhas, além dos produtos e derivados da abelha: Mel, Cera – Bruta e Alveolada, Propolina, Própolis, Geléia Real, Polém e Veneno, vendo e conhecendo os subprodutos como: vinho, aguardente, cerveja, doces, balas, variedades de mel, produtos farmacêuticos, entre outros. O evento culminou com a degustação de leite gelado com mel e distribuições de balas de mel de abelhas aos visitantes, que saíram bastantes satisfeitos com o que viram no evento.

A realização deste DIA DE CAMPO, foi uma ação de parceria entre: Governo do Estado através da EMATER/SEBRAE/BANCO DO NORDESTE/P.MUNICIPAL DE P.ISABEL/BANCO DO BRASIL E ASCAPI – Assoc. Dos Criadores de Abelhas de P.Isabel.

Estiveram como instrutores os Assessores Estadual de Apicultura Dr. Targino e de Comunicação Dr. Severino Henrique de Lima e Adalberto; Francisco Evaristo – Assessor Regional, Ivonildo – Técnico da ASCAPLE, Eugênio Manuel – Técnico da EMATER de Tavares, Maria de Fátima e Maria Aparecida – Extensionistas Social da EMATER de P.Isabel e de Manaíra, respectivamente.

Os trabalhos de coordenação foram feitos pela Coordenadoria Regional Tereza Cristina. O evento atingiu as expectativas não só dos parceiros, como também dos produtores, que fizeram boas referências no final das atividades, demonstrando grande interesse no que viram nas estações, tirando dúvidas e recebendo materiais informativos.

Tereza Cristina concluiu dizendo que acredita muito na apicultura como uma expansão em toda Serra do Teixeira, tendo em vista ser uma atividade que gera renda para o pequeno produtor e que pretende ainda este ano realizar outros dias de campos nas cidades de Maturéia e Água Branca.

Fonte: EMATER - PB.

 

 

VOLTAR

Princesapb web! Princesa (PB) na internet!
www.princesapb.hpg.com.br ou princesapb.sites.uol.com.br