NOTÍCIA

 

Princesa Isabel - PB, quarta-feira, 29 de junho de 2005

 

Autor princesense lança romance


Foto: Guy Joseph

Aldo Lopes, artista engajado
 politicamente

O delegado e jornalista Aldo Lopes acaba de publicar, pela editora Bagaço, seu primeiro romance, "O dia dos cachorros", que saiu com o prêmio "Câmara Cascudo" atrelado.  À primeira vista, antes de iniciar a leitura propriamente dita, um ponto chama atenção: a qualidade gráfica. O excelente material utilizado na produção inclui capa dura e papel de alto nível.

Carlos Newton Júnior classifica o livro como pertencente ao "realismo mágico", em que "fatos e personagens históricos ligados à chamada ´Guerra de Princesa´ - um dos episódios mais importantes da Revolução de 30, na Paraíba - são magicamente transfigurados pela força real do texto poético".

Newton ainda completa: "A verve do contista já reconhecida pelo público e saudado, dentre outros, por um Paulo Bezerra ou um Hildeberto Barbosa Filho, aqui comparece e se revela em pequenas histórias quase autônomas, protagonizadas por personagens de enorme densidade literária, e que vão se juntando para formar a trama maior do romance. Não sei que reação receberá este romance de Aldo Lopes no meu querido estado paterno da Paraíba, onde muitas feridas geradas durante a Revolução de 30 ainda não foram devidamente cicatrizadas. O fato é que Aldo, sendo neto do Condestável do Território Livre de Princesa, Manuel Lopes, o ´Ronco-Grosso´, não poderia deixar de tomar partido nessa história toda. E o seu partido - que é o do Coronel Barbaciano, o de Quinca Quebra-Ferro e o de tantos outros personagens admiráveis - é também o meu. Em todo caso, o que importa mesmo, em literatura, é o continente irreal que a imaginação criadora do escritor agrega ao continente da realidade e a vida pulsando sob a luz da beleza aí gerada, e isso este romance, convenhamos, tem de sobra."

Quem quiser ver Princesa, Cachoeira de Minas, Pelo Sinal, Irerê e seus personagens não pode perder tempo, tem de adquirir um exemplar, mesmo que esteja na contramão do engajamento político de Aldo.

(Mardson Medeiros)

 

Fotografia encontrada em ARAÚJO, Aldo Lopes de. O dia dos cachorros. Recife, PE: Bagaço, 2005.

 

EM PROFUNDIDADE

- Leia o primeiro capítulo de "O dia dos cachorros", clicando aqui.
- Para comprar o livro, acesse www.bagaco.com.br e, em "Busca Rápida", digite "Dia dos cachorros".

MATÉRIAS RELACIONADAS

- Escritor princesense recebe prêmio em Natal - RN (15/03/05)
Aldo Lopes concorreu com outros 24 artistas. A obra vencedora tem como pano de fundo a Revolta de Princesa.

- Depois do prêmio (24/03/05)
Aldo Lopes começa a colher os primeiros frutos.


 

VOLTAR

Princesapb web! Princesa (PB) na internet!
www.princesapb.hpg.com.br ou princesapb.sites.uol.com.br